Descubra se vale a pena abrir empresa ou continuar na carteira assinada. Simule seus ganhos líquidos descontando todos os impostos.
Salário registrado na carteira, sem descontos.
Total bruto da nota fiscal que você emitirá.
Mais que o salário, o segredo do PJ é a **gestão**. No GeFrei, você automatiza invoices, monitora o Fator R para pagar menos imposto e nunca perde o prazo de um boleto.
Diferença Mensal no seu Bolso
Você ganha mais sendo PJ
Essa é a dúvida mais comum entre profissionais de tecnologia, marketing e design. Enquanto a CLT oferece a segurança da legislação trabalhista, o modelo PJ oferece liberdade e, matematicamente, um retorno financeiro muito superior na maioria dos casos.
Nossa calculadora utiliza as tabelas oficiais vigentes de 2024:
Com o GeFrei, você não precisa entender essas tabelas complexas. Nossa IA calcula e emite suas guias automaticamente, garantindo que você pague o menor imposto legalmente possível.
Ao migrar para PJ, você deixa de ter benefícios "automáticos". Por isso, nossa calculadora permite que você adicione valores de Plano de Saúde, Vale Refeição e outros custos que passará a ter. A regra de ouro do mercado é negociar um valor bruto cerca de 1.5x maior que seu salário na carteira.
Na CLT (Carteira Assinada), você tem impostos retidos na fonte (INSS, IRPF) que podem chegar a 27.5%, mas possui benefícios como férias e 13º. Como PJ (Pessoa Jurídica), você emite nota fiscal, paga impostos reduzidos (a partir de 6% no Simples Nacional) e tem maior salário líquido, mas precisa gerir seus próprios benefícios.
Para manter o mesmo poder de compra e cobrir a falta de benefícios (férias, 13º, FGTS), recomenda-se que o salário PJ seja entre 40% a 60% maior que o salário CLT bruto.
Desenvolvedores podem se enquadrar no Anexo III do Simples Nacional com alíquota inicial de 6%, desde que usem o Fator R (gastando 28% do faturamento com Pró-Labore). Caso contrário, caem no Anexo V, que inicia em 15.5%.